São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cubano mostra sua `arte de camaleão'

`Morango e Chocolate' tem versão teatral

ELVIS CESAR BONASSA
DA REPORTAGEM LOCAL

O ator cubano Jorge López mostra, na próxima semana, o monólogo ``El Lobo, el Bosque y el Hombre Nuevo", baseado no mesmo conto de Senel Paz que deu origem ao filme ``Morango e Chocolate".
López faz os quatro personagens: o homossexual Diego, o membro da Juventude Comunista Davi, o lobo (que representa a consciência dos personagens) e um agente da polícia.
``Eu passo como um camaleão de um personagem a outro", diz o ator. Sozinho no palco, dialoga consigo mesmo, transitando de uma pele a outra.
O enredo é o mesmo do filme. O jovem Davi se aproxima de Diego, vítima de discriminação por ser homossexual, e muda seu modo de pensar.
``É uma peça sobre a intolerância, um hino à amizade", diz o ator. Também sobre a intolerância ocidental em relação a Cuba? ``Sem dúvida."
López acredita que, na montagem teatral, a história ganhe mais força. ``A peça vai mais direto, é mais forte".
A montagem já esteve no Brasil, no ano passado, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, onde lotou o teatro João Caetano, com 1.500 lugares.
``Eu não imaginava que pudesse controlar sozinho, durante uma hora e quinze minutos, todo aquele público", diz.
A peça será no auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina (av. Mário de Andrade, 664, ao lado do metrô Barra Funda), nas próximas terça e quarta-feira, às 21h.
Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados uma hora e meia antes. (ECB)

Texto Anterior: Exposição lembra Geração de 45 no Sesc
Próximo Texto: Madcat and Kane são surpresa do festival
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.