São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Madcat and Kane são surpresa do festival

SÉRGIO TEIXEIRA JR.
EDITOR-ADJUNTO DE EXTERIOR

O duo Madcat and Kane não é a atração internacional mais badalada nem a mais esperada do Nescafé & Blues 1995, mas promete ser a boa surpresa do festival.
Com apenas dois instrumentos -a gaita de Madcat e a guitarra de Kane- e as vozes dos dois, eles valem por uma banda.
E são também toda a seção "roots (raízes) do festival. Têm formação e estilos muito parecidos com os dos primeiros "bluesmen do sul dos EUA, como Robert Johnson e Lightinin' Hopkins.
Além da abertura de ontem, eles farão mais nove apresentações no saguão de entrada do Palace. Nelas, eles vão mostrar também versões de clássicos jazzísticos, como "Take Five, música mais conhecida do quarteto do pianista americano Dave Brubeck -com quem Madcat tocou por três anos.
A sonoridade dos dois instrumentos se completa, mas o que impressiona é o som que Pete Madcat Ruth, 46, tira da gaita.
Ele alia o estilo folk -no qual várias notas são tocadas ao mesmo tempo, como cordas de violão- ao estilo de Chicago, usado nos solos, sempre velocíssimos.
E grita. Madcat dá curtos gritos "uh enquanto está tocando.
Ambos são da pequena cidade de Ann Arbor (Michigan), no norte dos EUA. Mas Shari Kane, 36, toca violão e guitarra como os negros sulistas faziam nos anos 20.
Ela faz o baixo, tocando as cordas graves, os solos (nas agudas) e dá tapas no corpo do violão -a bateria. Tudo mesmo tempo.
Juntos há cinco anos -"Nos conhecemos há 20-, Madcat and Kane gravaram no ano passado o CD "Key to the Highway (não-lançado no Brasil). Dividem o tempo entre os circuitos americanos de música folk e blues.
Ambos já tocaram com bandas. Desistiram. "Os músicos querem mudanças, saem, você acaba ficando louco, diz Kane.
E há um segundo motivo, para "Gato Maluco (Madcat): "Dividimos o dinheiro por dois. Ganhamos a vida assim.

Show: Madcat and Kane
Quando: Hoje, amanhã e sábado, 30 minutos antes do primeiro show do festival (início previsto para 21h) e durante os dois intervalos, sempre no saguão de entrada
Onde: Palace (av. dos Jamaris, 213, tel. 531-4900, zona sul)
Quanto: R$ 30,00 a R$ 70,00 (vendas no local e pelo tel. (011) 224-0828 para quem tiver cartão Diners)

Texto Anterior: Cubano mostra sua `arte de camaleão'
Próximo Texto: Siouxsie só agrada sucessos dos anos 80
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.