São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País é boa surpresa para turista, diz Darcy

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

País é boa surpresa para turista, diz Darcy
Etnólogo, antropólogo, educador, romancista, o senador Darcy Ribeiro (PDT-RJ), 72, comenta pesquisa sobre a imagem do Brasil com o prestígio de quem conhece e pensa o país com originalidade inquietante há várias décadas.
Em janeiro deste ano fugiu de hospital onde tratava de câncer e, fazendo "careta para a morte", concluiu "O Brasil como Problema" e "O Povo Brasileiro".
Carioca incurável, Darcy nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se na Escola de Sociologia e Política da USP, em 1946.
No ano seguinte, a convite do marechal Rondon, trocou a cidade pela selva, passando a trabalhar no Serviço de Proteção aos Índios.
É autor de obras etnográficas como "Religião e Mitologia Kadiwéu" (1950) e "Língua e Cultura Indígenas do Brasil" (1957).
Em 1961, nomeado ministro da Educação e Cultura, criou a Universidade de Brasília (UnB).
Era chefe da Casa Civil da Presidência da República de João Goulart (1963-64) quando foi cassado pelo regime militar. Voltou do exílio em 1976, publicou o romance "Maíra" e elegeu-se vice-governador do Rio em 1982.
Imortal, é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1992.

Texto Anterior: Brasil precisa reaprender a cordialidade
Próximo Texto: 'Não existe aqui a guerra de todos contra todos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.