São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados visitam Nova Brasília

DA SUCURSAL DO RIO

Deputados visitam Nova Brasília
Deputados da Comissão de Direitos Humanos da Câmara visitarão em junho a favela Nova Brasília (zona norte) em busca de testemunhas da morte de 13 supostos traficantes por policiais. A chacina ocorreu no dia 8 deste mês.
A comissão interpelou anteontem o secretário estadual de segurança, Nilton Cerqueira, pedindo explicações sobre declarações favoráveis à morte de criminosos.
Cerqueira não respondeu ontem à interpelação, formulada por escrito pelo presidente da comissão, deputado Nilmário Miranda (PT-MG). Se não houver resposta, Miranda disse que poderá processar Cerqueira por pregar a violação dos direitos humanos.
Na próxima quinta-feira, Miranda vai ao Rio conversar sobre a violência com o arcebispo d. Eugênio Sales e com o procurador-geral de Justiça, Hamilton Carvalhido.
O deputado disse que pedirá a Carvalhido investigações sobre supostas irregularidades praticadas pela polícia. "Algumas mortes ocorridas em Nova Brasília têm característica de execução. É necessário controle externo da polícia", disse Miranda.
Os deputados planejam ainda visitar favelas em Niterói e Baixada Fluminense, além da Rocinha. Devem ir às favelas outros membros da comissão, como os deputados Hélio Bicudo (PT-SP), Fernando Gabeira (PT-RJ), Laura Carneiro (PP-RJ), Cidinha Campos (PDT-RJ) e Fernando Lopes (PDT-RJ).

Texto Anterior: Inquérito pode ser arquivado
Próximo Texto: Grevistas: patriotas em pele de baderneiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.