São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Debate na Folha analisa o movimento negro; 12 de junho será dia mundial da eclâmpsia; Portadora de hemofilia tem filho saudável; Encontro vai abordar problemas fetais; Farmácia da USP faz curso sobre embalagem

Debate na Folha analisa o movimento negro
A Folha promove terça-feira, dia 30, o debate ``O Movimento Negro Hoje". Participam da mesa o diretor de cultura do Olodum, João Jorge Santos Rodrigues, o coordenador do Núcleo de Consciência Negra e do Movimento pelas Reparações dos Descendentes de Africanos Escravizados no Brasil, Fernando Conceição (foto), o pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro da USP Helio Santos e a diretora do Geledés -Instituto da Mulher Negra-, Sueli Carneiro. O debate será às 19h30, no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos, São Paulo). As reservas podem ser feitas amanhã e terça, das 14h às 16h, pelo telefone (011) 224-3473.

12 de junho será dia mundial da eclâmpsia
O dia 12 de junho passará a ser o dia mundial da eclâmpsia -doença que causa convulsão em gestantes e atinge cerca de 450 mil mulheres anualmente no Brasil. A doença é considerada a primeira causa de morte entre grávidas nos países em desenvolvimento. No próximo dia 12, a Universidade Federal de São Paulo (antiga Escola Paulista de Medicina) vai realizar um simpósio para apresentar detalhes do estudo que fez com que a Organização Mundial da Saúde determinasse a criação da data.

Portadora de hemofilia tem filho saudável
Uma mulher colombiana, portadora de hemofilia, submetida nos últimos meses a um rigoroso tratamento médico, engravidou e teve um bebê completamente são. Segundo a revista `Efe', é o primeiro caso no mundo de um bebê do sexo masculino que não adquire a hemofilia da mãe. Olga Riveros de Espanol já tinha um filho hemofílico. O tratamento para que o novo filho não nascesse hemofílico foi feito com base em pesquisas de engenharia genética. Ainda segundo a revista, o bebê foi concebido através de inseminação artificial.

Encontro vai abordar problemas fetais
O 2º Encontro Internacional de Especialistas em Medicina Fetal, promovido pelo Hospital e Maternidade São Luiz, de 15 a 17 de junho, em São Paulo, vai abordar o panorama atual e as perspectivas de diagnóstico e tratamento de problemas fetais. O encontro vai reunir os maiores especialistas em medicina fetal do Brasil e do exterior em palestras e mesas-redondas que discutirão vários aspectos da especialidade. O público leigo poderá participar de um debate no dia 17, às 17h, para se informar e esclarecer dúvidas com obstetras, neonatologistas e cirurgiões pediatras. Tel. (011) 829-661.

Farmácia da USP faz curso sobre embalagem
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP promoverá, de 5 a 14 de junho de 95, das 14h às 18h, o curso de atualização ``Tecnologia de Embalagem". As inscrições vão até 5 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 40. Tel. (011) 818-3650.

Texto Anterior: Terapia pode ajudar a abandonar o cigarro
Próximo Texto: Medicina dá satisfação ao profissional, diz professor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.