São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É bom cuidar da empregabilidade

DENISE CHRISPIN MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Funcionários de órgãos públicos e estatais que ainda têm emprego não devem se descuidar de seu grau de empregabilidade -mesmo os que não podem ser demitidos.
A empregabilidade é a capacidade do profissional estar sempre preparado para arranjar um novo emprego. Ou seja, o quanto ele é atraente para outras empresas.
No caso do servidor público, a sintonia com as mudanças nas empresas privadas é essencial.
Mesmo que essas alterações não cheguem nunca ao setor público, ele deve ao menos refletir sobre quais habilidades e qualidades profissionais deve desenvolver.
Afinal de contas, salário, ambiente de trabalho e possibilidade de carreira são alguns dos fatores que podem levá-lo a jogar a estabilidade para o alto.
Manter o currículo bem-elaborado e atualizado também é outra medida importante.
Nenhuma mágica, no entanto, fará o selecionador convocá-lo para uma entrevista se o currículo não revelar um perfil adequado para empresas privadas.
O funcionário não deve esperar que o governo pense em sua carreira. Deve tomar as rédeas e planejar periodicamente seu desenvolvimento profissional, com metas bem definidas.
Por exemplo: programar ainda para este ano um curso de reciclagem profissional ou de aperfeiçoamento em algum idioma.
(DCM)

Texto Anterior: Servidor demitido enfrenta preconceito
Próximo Texto: Baneser pode``sujar" currículo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.