São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros caçam hoje fama e fortuna da Indy

MAURO TAGLIAFERRI
DO ENVIADO A INDIANÁPOLIS

Cinco brasileiros e outros 28 pilotos enfrentam, a partir das 13h (de Brasília), uma prova de resistência, paciência e precisão, em busca de fama e fortuna.
A ``maior corrida do mundo", como são conhecidas as 500 Milhas de Indianápolis, dá ao seu vencedor, além de um prêmio superior a US$ 1,4 milhão, glória igual à de um campeão da Indy.
O caminho para a conquista, porém, é duro. São 200 voltas no oval de 2,5 milhas (4,02 km). Um total de 804 km é percorrido em cerca de três horas, a velocidades que passam dos 350 km/h.
Já na largada, os últimos do grid respiram fumaça de metanol.
``Os olhos ardem, você sente falta de ar e chega a ficar tonto", conta o brasileiro Raul Boesel.
Depois, valem a paciência e a estratégia. Cada carro faz entre seis e sete pit stops (paradas nos boxes para abastecer etc).
O ideal é manter-se na mesma volta do líder. Nas últimas 50 milhas, começa o ataque. Normalmente, é aí que a prova se define.
``Se venço, pode até trazer uma vaca que eu tomo o leite que eles quiserem", brincou Gugelmin, sobre a tradição de o vencedor das 500 Milhas tomar leite no pódio.
Christian Fittipaldi, Gil de Ferran e André Ribeiro estréiam na prova norte-americana. Para eles, no entanto, terminar já é lucro.

O grid: 1-Scott Brayton; 2-Arie Luyendyk; 3- Scott Goodyear; 4-Michael Andretti; 5-Jacques Villeneuve; 6-Mauricio Gugelmin; 7-Robby Gordon; 8-Scott Pruett; 9-Jimmy Vasser; 10-Hiro Matsushita; 11-Stan Fox; 12-André Ribeiro; 13- Roberto Guerrero; 14-Eddie Cheever; 15-Teo Fabi; 16-Paul Tracy; 17-Alessandro Zampedri; 18-Danny Sullivan; 19-Gil de Ferran; 20-Hideshi Matsuda; 21-Bobby Rahal; 22-Raul Boesel; 23- Buddy Lazier; 24-Eliseo Salazar; 25-Adrian Fernandez; 26-Eric Bachelart; 27-Christian Fittipaldi; 28-Lyn St. James; 29-Carlos Guerrero; 30- Scott Sharp; 31-Stefan Johansson; 32-Davy Jones; 33-Bryan Herta (classificado em 18º, caiu para o último lugar pois larga com o carro reserva)

Texto Anterior: A PISTA; O REGULAMENTO
Próximo Texto: Comida é, no mínimo, exótica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.