São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
A PISTA; O REGULAMENTO A PISTA Local: Indianapolis Motor Speedway, Indianápolis (EUA) Extensão: 2,5 milhas (4,01 km) Nº de voltas: 200 Total: 500 milhas (804,5 km) Extensão da reta dos boxes e da reta oposta: 0,625 milha (1,00 km) cada Extensão das retas norte e sul: 0,25 milha (201,1 m) cada Extensão das quatro curvas: 0,25 milha (201,1 m) cada Ângulo das curvas em relação ao solo: 9 graus e 12 minutos Largada: em movimento (carro-madrinha conduz a fila até momentos antes do ínicio) Proteção: muro de concreto reforçado com estrutura de aço. Tem 99 cm de altura nas retas grandes e 1,06 m no resto da pista. Forma ângulo de 88 graus com a pista e tem 30,5 cm de espessura 1) Pit-stop: seis mecânicos, no máximo, podem realizar troca de pneus e ou reabastecimento. O próprio piloto aciona um dispositivo que eleva o carro e dispensa o uso de macacos 2) Boxes: cada equipe tem um lugar determinado na linha dos pits, onde deixa seus equipamentos de reabastecimento e troca de pneus. Existem, também, garagens, no interior do circuito, onde são feitos acertos e consertos 3) Arquibancadas: 250 mil lugares (contando as áreas internas do oval, o público chega a 500 mil pessoas) O REGULAMENTO Corrida: só acontece com pista seca e limpa. Se chover, a corrida é atrasada ou até mesmo adiada para o dia seguinte. Vence quem completar primeiro as 200 voltas da prova Grid: 33 carros, divididos em 11 filas Bandeira amarela: é acionada quando há algum problema na pista, em geral um acidente. O carro-madrinha é acionado e os competidores devem ficar alinhados atrás dele. Os pit-stops podem ser realizados sob bandeira amarela. As diferenças de tempo são desconsideradas Bandeira verde: libera a pista e a corrida é iniciada ou reiniciada Bandeira vermelha: interrompe a prova. Os carros devem parar Bandeira branca: indica ao líder que falta uma volta para o final Bandeira quadriculada: final da corrida A PISTA Local: circuito de rua de Monte Carlo Extensão: 3,328 km Nº de voltas: 78 voltas Total: 259,584 km Proteção: apesar de ser um circuito onde os acidentes não são incomuns, Mônaco conta com pouquíssimas áreas de escape. Guard-rails e barreiras de pneus são utilizados em quase todos os trechos da pista 1) Pit-stop A equipe determina o número de mecânicos que realizam troca de pneus e ou reabastecimento (em geral, são 14). O carro é elevado através de macacos (alavanca), manipulados por mecânicos 2) Boxes Como o espaço é raro em Mônaco, cada equipe conta com uma pequena garagem no pit-lane, que comporta apenas o trabalho de pista. Todas as outras atividades são feitas no paddock (situado ao lado da marina), o que faz com que os mecânicos tenham que transportar os carros de um lado para outro sempre que for necessário 3) Arquibancadas Distribuídas por diversos pontos do circuito. Existem também camarotes em pontos privilegiados, um deles exclusivo para a família real monegasca localizado na eta dos boxes. Sacadas de prédios e hotéis, além de vagas para barcos na marina, custam verdadeiras fortunas O REGULAMENTO Corrida: acontece com qualquer tempo -o diretor de prova tem poder para cancelar ou interromper a corrida caso considere que não há condições de segurança para a sua realização Grid: 26 carros, divididos em 13 filas Largada: indicada por sinal luminoso, com os carros parados Bandeira amarela: estática significa atenção -alguma coisa acontece na pista, acidente ou carros avariado. Em movimento significa uma situação de maior risco, sendo que as ultrapassagens ficam proibidas Verde: anula a situação de bandeira amarela Preta: mostrada com o número do ocarro, significa desclassificação Preta com círculo laranja: alerta o piloto que alguma coisa de errado acontece com seu carro e está colocando em perigo os demais concorrentes (por exemplo, um aerofólio solto) Branca: carro de serviço ou concorrente lento na pista Azul: determina ao piloto que a recebeu que ele deve dar passagem a um concorrente mais rápido Listrada amarela e vermelha: alerta que a pista está escorregadia devido a óleo ou sujeira Vermelha: interrompe a corrida Branca e preta: advertência, equivalente a um "cartão amarelo" do futebol. Ultimamente vem sendo utilizada para sinalizar punições, como "Stop & Go" Bandeira quadriculada: final da corrida Texto Anterior: O PERFIL; O PERSONAGEM Próximo Texto: Brasileiros caçam hoje fama e fortuna da Indy Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |