São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERFIL; O PERSONAGEM

O PERFIL
A era dos ``pais de família", corredores com idade entre 30 e 50 anos que desfilavam com suas mulheres e filhos pelos circuitos, começou a dar lugar à dos ``bons moços" com a invasão de jovens pilotos na Indy, de dois anos para cá, e a aposentadoria de veteranos como Mario Andretti, Al Unser e Rick Mears. Mesmo assim, os mais jovens cultivam o lado ``família" da Indy, levando suas mulheres e namoradas para a pista

Salários
um piloto de ponta recebe salário anual entre US$ 4 milhões e US$ 6 milhões.
Os contratos mais baixos giram em torno de US$ 500 mil.
Há, ainda, quem pague para correr

O patrocínio
Da propaganda que vai no carro, a equipe recebe uma porcentagem a combinar com o piloto. A verba da publicidade no macacão, boné e capacete normalmente fica para o piloto

Os prêmios
Os prêmios: cada etapa da Indy tem um patrocinador principal, que oferece prêmios. Estes, giram em torno de US$ 600 mil, dos quais cerca de 50% vão para o primeiro colocado na prova.
Em Indianápolis, o total de prêmios ultrapassa os US$ 7 milhões, sendo que o prêmio ao vencedor passa de US$ 1,4 milhão

Mercado
Vários setores utilizam a Indy com mídia. O alvo é preferencialmente o consumidor médio norte-americano

O PERSONAGEM
Nome: Michael Mario Andretti
Idade: 32 anos
Data de nascimento: 05/10/62
Local de nascimento: Bethlehem, Pennsylvania (EUA)
Residência: Nazareth, Pennsylvania
Altura: 1,71 m
Peso: 67 kg
Equipe: Newman/Haas
Carro: nº 6
Temporadas na Indy: 12
Poles: 30
Vitórias: 29
Título: 1 (1991)
Os Andretti, ao lado dos Unser, formam um dos clãs mais famosos do automobilismo norte-americano. Não têm sorte, porém, nas 500 Milhas. Apenas o pai de Michael, o lendário Mario Andretti, campeão da F-1 e da Indy, venceu em Indianápolis, em 1969. Tipicamente um ``American Citizen", Michael Andretti tem como hobby o golfe e, conta-se, prefere um hamburguer à cozinha européia. Possui três postos especializados em lavagem de automóveis e vende produtos de limpeza para carros na Pennsylvania. Faz o estilo ``pai de família" e anda acompanhado de sua mulher, Sandra, nas corridas. Foi companheiro de Ayrton Senna na McLaren em 1993, mas deixou a F-1 no mesmo ano.

O PERFIL
A categoria vive a era dos pilotos ``robotizados", que sabem sorrir e falar amenidades com a imprensa. Contam com um séquito formado por preparador físico, nutricionista, massagista, psicólogo, advogado, empresário etc. A maioria é bastante jovem (abaixo dos 26 anos) e poucos são casados. Quase todos, porém, vivem acompanhados de namoradas ou noivas -dizem que casar é o pior negócio para um piloto de F-1, ``financeiramente" falando

Salários
pilotos de ponta atuais recebem de US$ 8 milhões a US$ 13 milhões
já houve épocas que se pagou US$ 20 milhões.
Um patamar abaixo, os preços variam de US$ 800 mil a US$ 2 milhões.
Há quem pague para correr através de patrocínios. Em alguns casos extremos, em espécie

Os prêmios
Não há prêmios. Mas os resultados, na pista, se refletem diretamente nas negociações futuras dos pilotos com as equipes e os patrocinadores

O patrocínio
A publicidade do carro, em geral, é da equipe. Pilotos de ponta tem direito a espaço conforme contrato. O mesmo acontece com macacão e capacete, de acordo com as negociações. O boné fica para o piloto

Mercado
Os maiores patrocinadores da F-1 são as empresas tabagistas, com interesses publicitários mundiais

O PERSONAGEM
Nome: Michael Schumacher
Idade: 26 anos
Data de nascimento: 03/01/69
Local de nascimento: Hurth-Hermuhlheim (ALE)
Residência: Principado de Mônaco
Altura: 1,70 m
Peso: 70 kg
Equipe: Benetton
Carro: nº 1
Temporadas na F-1: 4
Poles: 8
Vitórias: 12
Título: 1 (1994)
Considerado o melhor piloto da atualidade na F-1, o alemão Michael Schumacher, por mais que tente, não consegue se defazer da imagem de arrogante. O que lhe rende um número ainda reduzido de fãs, mesmo na Alemanha. É o protótipo do piloto moderno, com um preparo físico invejável -seu hobby preferido é o condicionamento físico. Sua habilidade na pista é impressionante, mas tende a cometer erros quando está sob pressão. Ainda não tem um rival à altura para poder comprovar de fato seu talento. Mora em Mônaco e é noivo da alemã Corinna Betsch

Texto Anterior: INDY X F-1
Próximo Texto: A PISTA; O REGULAMENTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.