São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas de apartamentos novos caem em SP

DA REDAÇÃO

As vendas de apartamentos novos na cidade de São Paulo apresentaram queda em abril em relação ao mês anterior. Foram comercializadas 1.120 unidades contra 1.676 em março. A velocidade média de vendas (índice que mede o número de vendidos em relação à oferta) foi de 12,8% contra 17,9% em março.
Apesar da retração, justificada pelos feriados ocorridos em abril, pelo nono mês consecutivo, esse índice fica acima dos 10%.
O início desse bom -e contínuo- resultado de vendas se deu em agosto de 94, um mês depois da implantação do real.
Os dados são de estudo mensal realizado pelo Datafolha.
Os apartamentos de três quartos foram os mais vendidos em abril (565 unidades), seguidos dos de dois dormitórios (425).
As coberturas também movimentaram o mercado. Foram comercializadas 22 em abril. As de três dormitórios representaram metade desse volume de vendas.

Os bairros
A Vila Mariana foi o bairro campeão de vendas, com 130 apartamentos, sendo a maioria de três dormitórios.
A maior velocidade de vendas ficou nos bairros Casa Verde Alta e Barra Funda, ambos com 100% (venda total do estoque). A menor foi registrada em Vila Nova Cachoeirinha, com 2,9%.
O maior (e também mais caro) apartamento vendido na cidade foi uma cobertura de quatro dormitórios em Santo Amaro. Com 622 m2 de área útil, a unidade foi vendida por R$ 1,019 milhão.
O preço mais barato detectado pelo Datafolha foi R$ 35.672 para um apartamento de dois dormitórios em São João Clímaco.

O balanço é um estudo do mercado de imóveis novos na cidade de São Paulo. É baseado no Roteiro de Imóveis e informações sobre as vendas realizadas em abril, coletadas até 22 de maio de 1995, junto aos participantes do roteiro. Esse estudo é uma realização do Datafolha, sob a direção dos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo de Marlene Peret, auxiliada por Silvio J. Fernandes.

Texto Anterior: O que São Paulo tem em comum com Bombaim
Próximo Texto: Concurso elege três prédios `inteligentes'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.