São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A descoberta dos mistérios gregos

DA REDAÇÃO

Leia tradução inédita de "Os Persas, de Ésquilo, por Junito Brandão
Junito de Souza Brandão, que morreu no último dia 15 de maio aos 71 anos, foi um pesquisador destacado da cultura dos antigos gregos, sua língua, seu teatro e sua religião.
Autor de obras que se tornaram clássicas -dada a carência da produção brasileira no setor-, Junito Brandão construiu, sobretudo nos três volumes de "Mitologia Grega, o caminho que faltava ao leitor brasileiro para ter acesso ao abundante imaginário religioso grego.
Professor de língua e literatura grega e latina na PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica) e na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) Junito Brandão também atuou como conferencista em todo o país.
A seguir o "Mais! publica com exclusividade trechos da tradução inédita de "Os Persas, feita diretamente do grego, último trabalho do professor, que não chegou a revisar o texto. A tradução fará parte do projeto "Vídeo-Livro Teatro Grego, que se completa com a reedição de "Teatro Grego: Origem e Evolução e um vídeo que reúne seus comentários ao texto de Ésquilo e uma leitura dramática da tragédia feita pelos atores Maria Alice Vergueiro e Luciano Chirolli. O projeto, editado pela Vozes, deve ser lançado em setembro.

Texto Anterior: Uma crônica policial da máfia siciliana
Próximo Texto: A descoberta dos mistérios gregos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.