São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os destaques da mostra

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O 2º Mês Internacional da Fotografia vai inaugurar mostras importantes em junho, como a da fotógrafa Cláudia Jaguaribe (a partir do dia 20, na Li Photogallery).
Entre as exposições brasileiras em cartaz (leia roteiro à pág. Especial A-5), destaca-se ``Contatos e Confrontos", no MIS (Museu da Imagem e do Som), que reúne uma documentação sobre o encontro entre as culturas branca e indígena no Brasil.
Na mostra ``Investigação Brasil", no Centro Cultural, os fotógrafos traçam o perfil socioeconômico do povo brasileiro, enquanto na coletiva ``Retratos Anos 80 e 90", na Faap, evidencia-se um conjunto de retratos obtidos por meio das mais diversas técnicas.
Os trabalhos manipulados por computação gráfica podem ser vistos na exposição ``Simulação - Publicidade Digital", no Centro Cultural Itaú, com fotos de Ayrton Camargo e Henrique Lorca.
É curiosa e original a exposição individual do brasileiro Carlos Freire, na Aliança Francesa (Tietê), que reside em Paris há mais de 20 anos. O fotógrafo mostra retratos de cineastas, escritores e pintores europeus emoldurados por caixas de vidro.
``Directions", também no Centro Cultural, traz as obras de 12 fotógrafos norte-americanos contemporâneos, mostrando também os trabalhos de fotojornalismo de Steve Hart e Donna De Cesare.
Entre as mostras individuais, algumas são imperdíveis, como a do peruano Martín Chambi (1891-1973), na Casa de Fotografia Fuji, que retratou a comunidade nativa do país no início do século e foi inspiração para muitos fotógrafos contemporâneos.
O fotógrafo alemão Kurt Buchwald apresenta no MIS uma série de fotos inéditas sobre a queda do muro de Berlim e registros com diversos tipos de interferências.
Nascido na Tcheco-Eslováquia e naturalizado francês, o fotojornalista Joseph Koudelka documenta, em exposição no Masp, a vida dos ciganos na Europa e a intervenção armada do Pacto de Varsóvia, em 68, que lhe valeu o Prêmio Robert Capa de Fotojornalismo.

Texto Anterior: Mês Internacional anima amantes da foto
Próximo Texto: Mostra seduz visitantes do país e do exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.