São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China foi espionada na Austrália, diz jornal

MARCELO MENDONÇA
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE SYDNEY

Serviços secretos da Austrália e dos EUA instalaram equipamentos de escuta na embaixada da China no início dos anos 80 em Camberra (capital da Austrália).
Depois de ajudar os australianos a colocar a rede, os EUA centralizaram a escuta das informações, limitando os dados que poderiam ser repassados à Australia.
Agentes do governo australiano acham que os americanos tiveram informações cruciais sobre o comércio entre Austrália e China.
Até ontem, nenhum dos governos envolvidos tinha comentado o caso. Em visita ao Japão, o premiê australiano, Paul Keating, recusou-se a falar sobre o assunto.
O ``The Sydney Morning Herald" só conseguiu levantar parcialmente anteontem uma interdição do governo australiano para que a informação não fosse publicada. Informações de segurança nacional ainda estão sujeitas à interdição judicial.
O jornalista MARCELO MENDONÇA viajou a convite do governo australiano e da Aerolineas Argentinas.

Texto Anterior: Tchetchenos ameaçam executar cinco russos
Próximo Texto: Terceira geração gaulista assume poder na França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.