São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995 |
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Série é fruto da esperteza de herdeiros
CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
Com o objetivo de fazer ainda mais dinheiro com o trabalho da ancestral, eles encomendaram à autora de best-sellers Alexandra Ripley uma sequência para a famosa história de amor entre a fazendeira Scarlett O'Hara e o bon vivant Rhett Butler. A Warner pagou pelos direitos de publicar o livro a quantia de US$ 4,9 milhões e depois os revendeu em 40 países (no Brasil, para a editora Record) para um lançamento simultâneo no segundo semestre de 1991. O livro de Ripley foi malhado pela crítica e vendeu 12 milhões de cópias. Em seguida, os espertos herdeiros contrataram a agência William Morris para leiloar os direitos do livro para a televisão ou o cinema. O lance mínimo era de US$ 2 milhões, mais 5% do faturamento bruto da produção. Robert Halmi, um imigrante húngaro que diz ter-se apaixonado ao assistir ``...E o Vento Levou" em 1941, foi o ganhador do leilão. Robert Halmi, da pequena produtora RHI, pagou US$ 9 milhões pelos direitos, associado com o italiano Silvio Berlusconi, com os alemães do Kirsch Group e com a rede de TV norte-americana CBS. Depois, a CBS pagou a Halmi US$ 20 milhões para ter a exclusividade para a TV dos direitos do romance. E os preparativos para realizar a minissérie começaram, com lances sensacionais e caros. Entre os produtores da minissérie estavam o próprio Robert Halmi e as emissoras de televisão Antena 3 (espanhola), Channel 4 (britânica) e CBS. Foi realizado um concurso mundial para escolher a atriz que viveria Scarlett O'Hara. Mais de 20 mil candidatas se inscreveram. Dizem que Lucélia Santos, entre elas. A final aconteceu na Geórgia, sul dos Estados Unidos, em um casarão neocolonial. Só nesse concurso, gastou-se US$ 1 milhão. Apesar de tanto dinheiro, ninguém foi escolhida. A atriz inglesa Joanne Whalley-Kilmer foi convidada pelos produtores da minissérie para interpretar o papel imortalizado no filme por Viven Leigh. A produção da minissérie custou US$ 45 milhões. Foram usadas 53 locações em três países (Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda). Mais de três mil figurantes aparecem no programa. A estréia de ``Scarlett", em novembro do ano passado, ocorreu em uma mesma noite em 40 países e em 17 línguas, uma promoção inédita em programas de TV de ficção. Alguns anunciantes pagaram para estar em todos os países. Texto Anterior: REPERCUSSÃO Próximo Texto: Audiência foi menor do que a prometida Índice |
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