São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministros se reúnem alheios ao gás e lamentam não ter autógrafo de Pelé

SHIRLEY EMERICK
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A terceira reunião ministerial, realizada anteontem, na Granja do Torto, foi a mais animada da equipe de Fernando Henrique Cardoso. A tensão do gás que toma o país passava longe dos ministros.
Entusiasmados com a aprovação das emendas constitucionais e com os índices de inflação, todos demonstravam descontração.
Durante o café da manhã, Gustavo Krause (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) reclamou a Raimundo Brito (Minas e Energia) e Paulo Paiva (Trabalho) da falta do gás de cozinha.
``Tive de enfrentar uma baita fila em Taguatinga (cidade satélite a 30 km do Plano Piloto, no Distrito Federal)", contou Krause. Por causa da greve, a população só encontra gás nas cidades-satélites ou no Setor de Inflamáveis, onde as distribuidoras estocam o produto.
O ministro Adib Jatene (Saúde) sugeriu a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas estradas para diminuir o número de acidentes.
José Serra (Planejamento), atento, se valeu do modelo norte-americano para melhorar a idéia. ``Nos EUA, o governo cobra imposto maior de bebidas em estrada", disse, sugerindo uma nova tributação. A intervenção causou gargalhadas e encerrou a discussão.
Ainda na exposição dos programas de sua pasta, Jatene falou sobre a campanha do Dia Internacional de Combate ao Fumo.
Ao comentar o tema deste ano, ``Um Dia sem Fumo", propôs o engajamento dos ministros Pedro Malan (Fazenda) e Dorothéa Wernek (Indústria, Comércio e Turismo), dois inveterados fumantes.
``Eu colocaria Dorothéa na frente do Ministério para servir de exemplo", disse Jatene. Ambos aceitaram a brincadeira, mas continuarão a fumar.
A ausência significativa foi Pelé (Esportes), fora do país. Os ministros sempre aproveitam o encontro na Granja do Torto para pegar autógrafos para filhos e sobrinhos. Um deles lamentou não ter podido atender o pedido do filho.

Texto Anterior: FHC quer contenção de aumento de tarifas
Próximo Texto: Senador diz ver tentação para censura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.