São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entrega do IR tem movimento fraco

DA REPORTAGEM LOCAL

A falta de informações claras sobre quais agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal abririam durante o final de semana para receber a declaração do IR (Imposto de Renda) dificultou um pouco a vida do contribuinte que se dispôs a acertar as contas com o ``leão" (Receita federal) no final de semana.
O movimento foi fraco no sábado e um pouco melhor no domingo, mas quem quis entregar a declaração pôde fazê-lo nos dois dias em algumas agências da CEF, entre 10h e 15h, e entre 13h e 18h nas maiores agências do BB.
A declaração do IR de 1994 deverá ser entregue até quarta-feira, dia 31. Como a grande maioria dos contribuintes ainda não entregou a declaração, os bancos da rede oficial (federal e estaduais) estão autorizados a manter plantão até a meia-noite de hoje, amanhã e quarta apenas para o recebimento.
Durante o final de semana não foi possível pagar o IR devido, mas, entre hoje e quarta, as agências que mantiverem plantão deixarão pelo menos um caixa para que os contribuintes paguem total ou parcialmente o imposto devido.
Os bancos deverão anunciar hoje em que agências serão mantidos os plantões.
Segundo informações da superintendência estadual do BB, cerca de metade das 503 agências do banco espalhadas pelo Estado de São Paulo mantiveram plantão no final de semana.
Poucos contribuintes entregaram o IR no sábado. Na agência do BB da av. Paulista, na esquina com a rua Augusta, apenas cerca de 30 pessoas compareceram.
No domingo o movimento continuou tranquilo, mas aumentou consideravelmente, segundo os funcionários de plantão no BB e na CEF. A agência do BB na av. Paulista recebeu ontem 60 declarações, apenas na primeira hora de atendimento. A CEF, também na Paulista, recebeu cerca de 500.
``Antecipamos o almoço do domingo. Viemos logo para cá para não deixar para a última hora" explicou Sofia Yuki Miyakoshi, que, junto com o marido Nilson Lopes, levou a filha Beatriz, de seis meses, para um passeio na agência do BB na av. Paulista.
Tomando-se por base as declarações entregues durante o final de semana, os contribuintes estão preferindo o disquete de computador ao formulário tradicional.
Além de facilitar os cálculos e evitar erros, a principal vantagem do disquete é que os contribuintes com direito a restituição (devolução de imposto pago a mais) que optarem por esta forma receberão antes dos demais.

Texto Anterior: Crise financeira leva ao modelo
Próximo Texto: Plano Real traz lucro para empresas aéreas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.