São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa estatal produz bebida

DA ENVIADA ESPECIAL À SUÉCIA

A Suécia estatizou em 1917 a produção, comercialização, distribuição e importação de bebidas. A idéia era, ao mesmo tempo, conter o consumo elevado, que chegava a ser um problema de saúde pública, e arrecadar mais dinheiro para o governo.
Ainda hoje, 90% do preço final das bebidas alcoólicas é de impostos. Mas, no processo de entrada da Suécia na Comunidade Européia, o monopólio caiu para a importação, fabricação e atacado.
As lojas que vendem bebidas ao consumidor final ainda são do governo. Há um total de 375 lojas no país -cerca de uma para cada 50 mil habitantes.
A Vin & Sprit, que produz a vodca Absolut, ainda é estatal e faturou US$ 850 milhões em 94. Seu lucro foi de US$ 120 milhões.
Lars Olsson Smith, que aparece no medalhão das garrafas da vodca Absolut, foi o primeiro, em 1879, a registrar a marca, como ``Absolut Rent Branvin", que significa vinho queimado (feito de grãos) absolutamente puro.
Empresário inovador para a época, Smith construiu uma das primeiras grandes destilarias da Suécia, em Estocolmo, com métodos de destilação utilizados pela Absolut até hoje.

Texto Anterior: Campanha busca inserir vodca na cultura do país
Próximo Texto: Franquia para os dirigentes sindicais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.