São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franquia para os dirigentes sindicais

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

A Allied Domecq quer expandir franquias Dunkin' Donuts e Baskin-Robbins
MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Na semana passada, esta coluna sugeriu que todo ministro de Estado, antes de assumir suas funções, deveria implantar e operar, durante uns dois anos, uma franquia. Muita gente ligou para elogiar a idéia. Dois leitores sugeriram que a regra também fosse aplicada aos parlamentares e dirigentes sindicais. Segundo eles, seria o jeito de caírem na realidade. Como a voz do povo é a voz de Deus, fica aí a sugestão.

E por falar em sindicatos, os caras da CUT, os petroleiros e outros do mesmo naipe precisam parar de afrontar um dos princípios básicos da lógica. Aquele que o advogado Carlos Cherto, meio a sério, meio na gozação, chama de ``As 3 Verdades Verdadeiras": 1) o que é, é; 2) o que não é, não é; e 3) uma coisa não pode ser e deixar de ser ao mesmo tempo.
De duas, uma: ou se aceita que certas atividades são essenciais à soberania e à segurança do país, o que justificaria o monopólio estatal, mas, em contrapartida, tornaria toda e qualquer greve do setor inadmissível; ou se parte do pressuposto de que a greve é legítima, porque a atividade não é essencial à segurança nacional. E, portanto, se abre caminho para a privatização.

A inglesa Allied Lyons, que, além das franqueadoras Dunkin' Donuts e Baskin-Robbins (sorveterias), controla um montão de empresas engarrafadoras de bebidas ``quentes" (whisky, conhaque etc), comprou a gigantesca Domecq e, por conta disso, passou a se chamar Allied Domecq. Sua diretoria está disposta a promover a expansão das redes de franquias Dunkin' Donuts e Baskin-Robbins ao redor do mundo inteiro. Em muitos casos, combinando, sob um mesmo teto ou lado a lado, uma loja de cada.

Acaba de sair, pela Makron Books, ``Franchising en la Practica", o primeiro livro em espanhol dos autores desta coluna. O lançamento ocorreu há poucos dias simultaneamente em Buenos Aires, México e Bogotá. Apesar do nome, o novo livro nada tem a ver com o homônimo, publicado em português, com textos de Salim Mattar, Peter Rodenbeck, Lindolfo Martin, Eliane Bernardino e Michele Bosco, sob a coordenação de Marcelo Cherto e Marcus Rizzo.

MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising. MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University.

Texto Anterior: Empresa estatal produz bebida
Próximo Texto: Como crescer em mercado competitivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.