São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1995 |
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Franquia para os dirigentes sindicais
MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO A Allied Domecq quer expandir franquias Dunkin' Donuts e Baskin-RobbinsMARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO Na semana passada, esta coluna sugeriu que todo ministro de Estado, antes de assumir suas funções, deveria implantar e operar, durante uns dois anos, uma franquia. Muita gente ligou para elogiar a idéia. Dois leitores sugeriram que a regra também fosse aplicada aos parlamentares e dirigentes sindicais. Segundo eles, seria o jeito de caírem na realidade. Como a voz do povo é a voz de Deus, fica aí a sugestão. E por falar em sindicatos, os caras da CUT, os petroleiros e outros do mesmo naipe precisam parar de afrontar um dos princípios básicos da lógica. Aquele que o advogado Carlos Cherto, meio a sério, meio na gozação, chama de ``As 3 Verdades Verdadeiras": 1) o que é, é; 2) o que não é, não é; e 3) uma coisa não pode ser e deixar de ser ao mesmo tempo. De duas, uma: ou se aceita que certas atividades são essenciais à soberania e à segurança do país, o que justificaria o monopólio estatal, mas, em contrapartida, tornaria toda e qualquer greve do setor inadmissível; ou se parte do pressuposto de que a greve é legítima, porque a atividade não é essencial à segurança nacional. E, portanto, se abre caminho para a privatização. A inglesa Allied Lyons, que, além das franqueadoras Dunkin' Donuts e Baskin-Robbins (sorveterias), controla um montão de empresas engarrafadoras de bebidas ``quentes" (whisky, conhaque etc), comprou a gigantesca Domecq e, por conta disso, passou a se chamar Allied Domecq. Sua diretoria está disposta a promover a expansão das redes de franquias Dunkin' Donuts e Baskin-Robbins ao redor do mundo inteiro. Em muitos casos, combinando, sob um mesmo teto ou lado a lado, uma loja de cada. Acaba de sair, pela Makron Books, ``Franchising en la Practica", o primeiro livro em espanhol dos autores desta coluna. O lançamento ocorreu há poucos dias simultaneamente em Buenos Aires, México e Bogotá. Apesar do nome, o novo livro nada tem a ver com o homônimo, publicado em português, com textos de Salim Mattar, Peter Rodenbeck, Lindolfo Martin, Eliane Bernardino e Michele Bosco, sob a coordenação de Marcelo Cherto e Marcus Rizzo. MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising. MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University. Texto Anterior: Empresa estatal produz bebida Próximo Texto: Como crescer em mercado competitivo Índice |
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