São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dono foi distribuidor de filmes

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Antoninho Vituzzo discorre com entusiasmo e minúcia sobre cada uma das peças do seu Museu do Cinema, mas quando é para falar de si próprio fica tão atrapalhado que não sabe dizer nem mesmo sua idade: ``É 60 e poucos, não me lembro ao certo".
Filho de imigrantes italianos, sobrinho de Alfredo Volpi (sua mãe era irmã do pintor), Vituzzo criou no início dos anos 50 a produtora e distribuidora Saturno.
A empresa produzia reportagens, cinejornais e comerciais de cinema e televisão. ``Fornecemos desde 51 material para a TV Tupi e depois também para a Record."
Esse material incluía filmes virgens para reportagens, desenhos, comerciais e longas-metragens (nacionais e estrangeiros).
O ex-distribuidor disse que pretende doar esses filmes às cinematecas de São Paulo e do Rio.
Vituzzo não tem idéia de quanto gastou colecionando os objetos que hoje estão no museu: ``Comprei uns 70% de todo o material". Sua última grande aquisição foi o acervo da empresa de cine e foto Cinótica, há seis meses: ``Das 500 peças compradas, só aproveitei umas cem".
(JGC)

Texto Anterior: Bairro do Cambuci `esconde' Museu do Cinema
Próximo Texto: No palco Donna Summer ainda é a mesma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.