São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Giannotti substitui Francisco de Oliveira na presidência do Cebrap

FERNANDO DE BARROS E SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O filósofo José Arthur Giannotti, 65, foi eleito ontem à noite presidente do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).
Giannotti deve ocupar o cargo por dois anos, de hoje até 31 de maio de 1997. Ele substitui o economista Francisco de Oliveira, professor titular do Departamento de Sociologia da USP, que exerceu a presidência no último biênio.
O cargo que Giannotti assume pela segunda vez (ele presidiu o Cebrap entre 1984 e 1990) já foi ocupado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (1980-1983).
A eleição de Giannotti, como é praxe no centro, foi feita por unanimidade. Seu nome foi indicado pelos pesquisadores mais assíduos do centro e confirmado ontem em assembléia extraordinária.
Amigo pessoal de FHC, com quem ajudou a fundar o Cebrap em 1969, Giannotti terá como desafio preservar a independência política e intelectual do centro no momento em que sua cria mais ilustre chega ao topo da República.
Se FHC chegou ao poder, o Cebrap não pode ir junto. Esta é a máxima, difícil de se cumprir, em torno da qual Giannotti afirma que vai orientar seu trabalho.
``O desafio é manter a independência do centro, preservá-lo como órgão autônomo do governo sem que, com isso, o Cebrap deixe de ser um local privilegiado de reflexão dos problemas brasileiros", diz Giannotti.
Chico de Oliveira, que deixou o cargo, vê a gestão que se inicia como uma incógnita: ``A eleição do Fernando Henrique acabou com a era da inocência no Cebrap", diz.
O Cebrap tem hoje entre 30 e 35 pesquisadores permanentes. Todos desenvolvem projetos de pesquisa nas áreas de humanas, da antropologia à economia, passando pela filosofia, história e sociologia.
A receita do centro para este ano é de cerca de US$ 700 mil, obtidos junto a institutos de incentivo à pesquisa e convênios internacionais. O Cebrap publica a revista ``Novos Estudos".

Texto Anterior: 'Lua-de-mel' de Itamar deve durar seis dias em mansão com goteiras
Próximo Texto: TCU investiga pagamentos da Aeronáutica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.