São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dano à natureza causa propagação

AURELIANO BIANCARELLI; MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

Como o Ébola, o Arenavírus e o Hantavírus são vírus que saem da floresta e atacam o homem. O infectologista Vicente Amato Neto, do Hospital das Clínicas, diz que as mudanças ambientais provocam o ataque desses vírus.
Os dois vírus são transmitidos pelas fezes de roedores e contaminam o homem pelas vias aéreas (respiração). O Ébola, por outro lado, é transmitido pelas secreções, sangue e contato com a pele e a mucosa. A transmissão por via área -segundo Amato- não é ``considerada importante no caso do Ébola."
O Hantavírus matou duas pessoas em Juquitiba, na Grande São Paulo, em 1993. O Arenavírus já foi descrito na Bolívia, na Argentina e na Venezuela.
Segundo Amato, o Arenavírus faz parte do primeiro grupo da febre hemorrágica. Dentro desse grupo, o Brasil já isolou o vírus Sabiá. No segundo grupo se encontra o Ébola, que já se manifestou na Europa, EUA e África.
No terceiro estão a febre amarela e a dengue. E no último, o Hantavírus, que, além provocar febre hemorrágica, ataca o pulmão.
Amato diz que interferências do homem no meio ambiente estão provocando os vírus da floresta. Um exemplo é a doença de Laime, que começou nos EUA após uma grande matança de veados.
(AB e MG)

Texto Anterior: Vírus de febre hemorrágica mata militar
Próximo Texto: Lei tenta conter poluição sonora na cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.