São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Títulos protestados aumentam 99% e concordatas crescem 418% em maio

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A inadimplência (falta de pagamento de débitos) manteve em maio sua tendência de alta. Levantamento da Serasa (Centralização dos Serviços de Bancos) mostra que 87.355 títulos foram protestados no mês por falta de pagamento na cidade de São Paulo.
O número, diz Francisco Avilla, diretor, é 99% maior do que o registrado em maio de 94 e supera em 16% os protestos de abril.
As dívidas das pessoas físicas representam 23% do total de títulos protestados.
O maior crescimento, de 418%, aconteceu nos pedidos de concordata que passaram de 11, em maio de 94, para 57. Em relação a abril, os pedidos de concordata cresceram 119%.
Nas falências, os pedidos cresceram em maio 63% em comparação com o mesmo mês de 94 e 50% em relação a abril.
Avilla diz que o principal fator do aumento de inadimplência é a falta de liquidez na economia.
``O Banco Central cortou demais o acesso ao dinheiro e as empresas não têm alternativa para pagarem suas contas", diz Avilla.
Erivelton Rodrigues, da consultoria Austin Asis, diz que as empresas que priorizaram as vendas a prazo e agora estão sem capital de giro são as próximas candidatas a constarem nas listas de falências e concordatas.

Texto Anterior: Último dia de entrega do IR tem movimento intenso, mas sem filas
Próximo Texto: Bolsa paulista fecha em alta de 0,37%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.