São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
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Suzana Salles grava Brecht em alemão

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

A cantora Suzana Salles grava esta semana, ao vivo, o segundo CD de sua carreira, com repertório centrado em canções de Bertolt Brecht e Kurt Weill, interpretadas em alemão.
Em cartaz até domingo, o show ``Concerto Cabaré" foi concebido em 1986, quando Suzana morava em Berlim. Lá, surgiu a oportunidade de um show de canções compostas para as peças teatrais do dramaturgo alemão Bertolt Brecht.
No roteiro do show (e do futuro CD) incluem-se composições de Brecht e seu parceiro Weill para as peças ``Ópera dos Três Vinténs", ``Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny", ``Happy End" e ``Os Sete Pecados Capitais".
``Eu estreei como cantora solo na Alemanha cantando Brecht, mas a idéia de gravar em alemão passava longe de mim", diz.
Carreira
Antes, Suzana estudava jornalismo na USP, onde conheceu o compositor Arrigo Barnabé. Passou a integrar sua banda, a Sabor de Veneno, como vocalista.
Com Arrigo, gravou ``Clara Crocodilo" (1980), e com a Isca de Polícia, banda de Itamar Assumpção, gravou ``Às Próprias Custas S/A" (1983).
Até então, a música era para ela atividade paralela. ``Era pra eu ser jornalista e intérprete. Ganhei bolsa para estudar alemão em Berlim, e foi aí que tudo mudou", diz.
Daí surgiu seu primeiro disco, ``Suzana Salles", lançado em 1994 pelo selo independente Camerati, com participação do grupo de jazz Aquilo del Nisso, e dos músicos Tom Zé e Itamar Assumpção.
Esse primeiro CD inclui músicas de Gilberto Gil, Itamar Assumpção, José Miguel Wisnik e da própria cantora. ``Der Kanonen-Song" é a única da dupla Brecht/Weill.
Concerto Cabaré
Para a gravação do novo CD, Suzana escolheu a companhia de uma orquestra de câmara composta por 13 músicos, com regência de Lincoln Antônio.
``Procuro privilegiar o lado cênico, teatral. Apresento o espetáculo como Brecht o faria, contando a história de cada canção antes de começar a cantar", diz Suzana.
Cita Lotte Lenya, mulher de Weill e primeira intérprete das canções, como influência maior na interpretação.
Não há ainda gravadora definida para o lançamento do CD, mas preocupações comerciais não afligem a cantora. ``O CD vai ser gravado agora e só depois vamos negociar o lançamento", afirma.
Não será o primeiro registro em disco de Brecht e Weill no Brasil. Em 1979, Chico Buarque abrasileirou a ``Ópera dos Três Vinténs" em ``Ópera do Malandro". Em 1988, Cida Moreyra gravou ``Cida Moreyra Interpreta Brecht", quase integralmente em português.

Show: Concerto Cabaré
Onde: Teatro Transamérica (av. das Nações Unidas, 18.591, tel. 011/521-4468)
Quando: de hoje a sábado, às 21h30, e domingo, às 20h
Quanto: R$ 20,00; jantar cultural (show e jantar no restaurante Blooming) por R$ 40,00

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