São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia não reconstruirá cidade do terremoto

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O gabinete do primeiro-ministro da Rússia, Victor Tchernomirdin, anunciou que a cidade de Neftegorsk (7.000 km a leste de Moscou), onde um terremoto matou pelo menos 445 pessoas, não será reconstruída.
Segundo autoridades locais, um complexo para petroleiros será construído no lugar onde ficava a cidade, que tinha 3.200 habitantes.
Os sobreviventes serão levados para apartamentos em Okha (70 km a norte de Neftegorsk) e na capital da região, Iujnossakhalinsk, centenas de quilômetros ao sul.
Ainda estão desaparecidas 2.500 pessoas e 395 foram resgatadas com ferimentos.
O primeiro vice-primeiro-ministro russo, Oleg Soskovets, negou que a Rússia fosse rejeitar a ajuda japonesa às vítimas do terremoto.
Horas antes, o presidente da Rússia, Boris Ieltsin, tinha dito que não queria ajuda japonesa, por medo de que o Japão a usasse para ter ganhos nas negociações sobre as ilhas Kurilas (próximas ao Japão), tomadas por russos em 1945.

Texto Anterior: Ativista que atacou retrato de Mao em 1989 pede para ser libertado
Próximo Texto: Casal é achado antes de suicídio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.