São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contas serão unificadas a partir de 96

ALBERTO FERNANDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os trabalhadores terão unificadas suas contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo), a partir do próximo ano. Hoje, cada correntista do fundo tem uma conta, chamada ativa, para o atual emprego, e várias, inativas, com os recursos depositados por empregadores anteriores.
A intenção da CEF (Caixa Econômica Federal), que gerencia o FGTS, é acabar com as contas inativas. O dinheiro depositado nas contas inativas será, então, automaticamente transferido para as contas unificadas.
``Muitos trabalhadores vão encontrar, no saldo da sua conta unificada, valores vindos de contas já esquecidas", afirmou Válter Hiebert, diretor de Fundos da CEF.
Hiebert informou que existem hoje 30 milhões de contas sem movimento há anos, com valores muitos baixos.
O processo de saque do FGTS será também muito mais simples. Hoje, quem quer retirar os recursos do fundo é obrigado a informar à CEF sobre cada um de seus empregos anteriores, para que a instituição possa localizar as contas inativas.
O trabalho de cadastramento para unificar as contas levará um ano.

Texto Anterior: Varig assume estatal uruguaia quebrada
Próximo Texto: Novo presidente quer priorizar 3º Mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.