São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil e Colômbia boicotam reunião

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Brasil e a Colômbia boicotaram esta semana reunião preparatória da conferência hemisférica de ministros do comércio programada para os dias 29 e 30 de junho em Denver, Colorado, região das montanhas dos EUA.
Os dois países não enviaram representantes a Washington como protesto contra o conteúdo de propostas apresentadas pelos EUA e contra o prazo dado para os governos do hemisfério reagirem a elas.
A conferência de Denver foi acertada pela Cúpula das Américas, que reuniu em dezembro de 94 em Miami os líderes de todos os países do continente, exceto Cuba.
Espera-se que em Denver se avance o processo de criação até o ano de 2.005 de uma área continental de livre comércio.
Mas vários países da América Latina, sob a liderança do Brasil, estão se queixando da maneira como os EUA, anfitriões da conferência de Denver, vêm conduzindo as negociações preparatórias.
Eles acham que os norte-americanos estão colocando nos projetos de documentos a serem assinados pelos ministros de comércio vários pontos que não foram aceitos como consenso durante a Cúpula das Américas. Entre eles, como questões trabalhistas e ambientais serão afetadas pela criação da área continental de livre comércio.
A irritação maior de brasileiros e colombianos foi contra o prazo de quatro dias que os EUA deram aos outros países para responderem às propostas de documentos por eles formuladas.
Na prática, esse prazo inviabiliza a análise cuidadosa dos documentos. O Brasil tentou adiar a reunião preparatória desta semana mas não teve êxito. Por isso, resolveu não comparecer.
O representante do Paraguai disse no início da reunião que participaria apenas como observador, também em protesto.
A Argentina, embora tenha encaminhado ao governo dos EUA carta de protesto contra os prazos apertados, participou do encontro em Washington, assim como os demais países do hemisfério.

Texto Anterior: Os US$ 28 bilhões da violência e a cidadania
Próximo Texto: Grupos brasileiros não investirão em Portugal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.