São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995 |
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'Salada Russa' satiriza contraste Leste-Oeste
JOSÉ GERALDO COUTO
Produção: França/Rússia, 1993 Direção: Youri Mamine Elenco: Agnès Soral, Serguei Dontsov Onde: no Espaço Banco Nacional de Cinema, sala 3 No conto ``O Outro Céu", Julio Cortázar inventa uma passagem fantástica entre Buenos Aires e Paris. Este ``Salada Russa" parte de um argumento semelhante: uma janela escondida num cortiço de São Petersburgo (Rússia) abre para o centro da capital francesa. Trabalhando em co-produção com os franceses, o diretor russo Youri Mamine transformou esse ponto de partida fantasioso numa comédia irregular, mas irresistível, que mistura sátira política, crítica de costumes e romance. A tal janela, descoberta por acaso, permite que um professor de música rebelde (Serguei Dontsov) e um grupo de conhecidos passem uns dias em Paris. É uma verdadeira invasão dos bárbaros, ao mesmo tempo repelidos e fascinados pelo luxo/lixo do Primeiro Mundo capitalista. O choque cultural resultante, agravado pelo fato de nenhum desses turistas acidentais falar uma palavra de francês, dá origem a piadas arrasadoras, a despeito das falhas de continuidade e do ritmo um tanto trôpego da narração. Mamine disse que fez um filme em que não há ``uma Paris maravilhosa e uma São Petersburgo apavorante, mas um equilíbrio". O desequilíbrio é evidente no episódio em que uma ``artista de vanguarda" francesa atravessa a janela ao contrário e, desavisada, cai em São Petersburgo. Sua aventura na Rússia é um pesadelo sem remissão: apanha, é presa, passa frio, fome, solidão. O filme ironiza as tradicionais desculpas dos russos para seu fracasso. A certa altura, um deles diz: ``Nós contivemos os tártaros durante quatro séculos, o que permitiu que a França se desenvolvesse". E logo em seguida saqueia uma quitanda parisiense. Para não dizer que Mamine só dirige maus pensamentos a sua terra natal, há uma fantástica turma de garotos dançarinos (recrutados entre alunos de uma escola de teatro), cuja alegria parece capaz de vencer o atraso, a miséria e a ignorância que ainda pesam sobre aquele grande país do Leste. Texto Anterior: 'Ruby' fracassa nas paisagens exóticas Próximo Texto: "Martha" interpreta os sentidos da paixão Índice |
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