São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grécia aprova lei que dobra limite de águas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Parlamento grego ratificou anteontem à noite o tratado internacional ``Lei do Mar", de 1982, que dá à Grécia o direito de dobrar as suas águas territoriais para 12 milhas náuticas.
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Erdal Inonu, disse que se a Grécia colocar em prática o aumento das águas, a Turquia pode declarar guerra.
O governo de Ancara se recusou a assinar o tratado internacional por considerar que ele transforma o mar Egeu num "lago grego, estrangulando navios turcos a uma estreita faixa de águas consideradas internacionais.
Os turcos fizeram ontem exercícios militares no Egeu, que separa os dois países. Os exercícios devem durar mais duas semanas.
O porta-voz do governo grego, Evangelos Venizelos, disse que a Turquia está querendo criar tensão artificial com esses exercícios.
A Marinha grega afirmou que fará manobras no mar Egeu entre os dias 5 e 9 de junho, mas que não cruzará com os navios turcos.
Segundo o governo turco, a ratificação do tratado pelo Parlamento grego não é razão para que a Turquia declare guerra.
Turquia e Grécia têm uma longa disputa pelo mar Egeu e pela ilha de Chipre. EM 1987, os dois países estiveram próximos da guerra.

Texto Anterior: Conflito no Sri Lanka mata pelo menos 56
Próximo Texto: Christopher Reeve deve ficar paralítico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.