São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a guerra na ex-Iugoslávia

DA REDAÇÃO

A guerra na ex-Iugoslávia começou com a desintegração do país, em 1991. Até então, Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro e Macedônia permaneciam unidas sob o regime comunista.
A Bósnia declarou sua independência oficialmente em 1992, dando início a sua pior guerra civil, causada por disputas étnicas.
Bósnios de origem sérvia controlam 70% do território bósnio, embora sejam apenas 33% da população do país. A eles se opõem tropas do governo, de maioria muçulmana, ajudadas por croatas.
Os sérvios se opõe a plano de paz que divide o país ao meio: 50% para os sérvios, 50% para uma Federação Muçulmano-Croata.
A ONU mantém soldados na Bósnia na qualidade de forças de paz e observadores militares. Na semana passada, a pedido das Nações Unidas, a Otan bombardeou alvos sérvios.
A Otan é a Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar que reúne as principais potências ocidentais.
Em represália, os sérvios tomaram soldados da ONU (entre eles dois brasileiros) como reféns.
Inicialmente, os soldados capturados foram usados como escudos humanos - isto é, algemados junto a quartéis, radares e depósitos de munição dos sérvios - para impedir novos ataques da Otan.

Texto Anterior: Oposição dos EUA quer consulta
Próximo Texto: Saiba o que fazem os soldados das forças de paz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.