São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Genoino vê perdas com o movimento

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Os petroleiros e a população perderam com a greve que acabou na última sexta-feira. A avaliação é do petista José Genoino, deputado federal por São Paulo.
``O governo politizou a greve e isolou os petroleiros", diz. Para Genoino, a ``população, principalmente a mais pobre, passou por momentos difíceis".
Segundo o deputado, durante a paralisação, ``ganhou a postura autoritária" dentro do governo. ``O PFL mostrou sua influência em momentos decisivos".
Para o deputado Jair Meneguelli (PT-SP), ex-presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), os petroleiros não saíram derrotados da greve, que foi julgada abusiva pela Justiça do Trabalho.
``O trabalhador sempre ganha com uma greve. O resultado pode ser econômico ou político", acredita Meneguelli.
Ele concorda que a greve dos petroleiros, por tratar-se de um setor essencial para a população, ``foi uma greve difícil".
Meneguelli pretende iniciar uma discussão com a Direção Nacional da CUT para elaborar um projeto de lei que regulamente as greves nos setores essenciais.
``O trabalhador tem de ter seu direito à greve garantido, mas ao mesmo tempo a população não pode ser prejudicada", diz.

Texto Anterior: Paralisação prova falência da legislação, diz consultor
Próximo Texto: CUT tem 4,5 milhões de filiados que trabalham para setor público
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.