São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT tem 4,5 milhões de filiados que trabalham para setor público

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nova distorção ocorre quando se toma os 25 dirigentes que compõem a Executiva Nacional da entidade. Entre eles, 18 (ou 72%) são originários do setor público.
Esses números demonstram a existência de condições para que a CUT tenda a dar ao setor público uma importância que ele globalmente não tem.
Para temperar esse diagnóstico, a própria CUT diz haver um peso político interno de duas categorias vinculadas ao setor privado.
A primeira delas são os metalúrgicos, com 864 mil trabalhadores, e a segunda são os bancários, com uma base de 520 mil assalariados, dos quais só a metade trabalha em bancos oficiais.
São filiados aos sindicatos cutistas em média 30% dos trabalhadores de cada categoria.
Os maiores índices de filiação estão entre os bancários (78%), indústria de extração (49%, sobretudo em função da estatal Vale do Rio Doce), comunicação (47%) e metalúrgicos (44,8%).

Texto Anterior: Genoino vê perdas com o movimento
Próximo Texto: Central apresentará projeto para salários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.