São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a conta externa

DA REPORTAGEM LOCAL

A principal preocupação com as contas externas do país está no balanço de transações correntes com o exterior, formado basicamente pelas balanças comercial (exportações e importações) e de serviços (pagamentos de juros da dívida externa, royalties, seguros e fretes).
Quando um país tem saldo negativo na balança de serviços (como ocorre com o Brasil) este pode ser pago com dólares gerados por superávits comerciais.
Se houver saldo comercial negativo ou o eventual superávit não for suficiente, aparece o déficit em conta corrente com o exterior.
Nesse caso, a diferença pode ser financiada com a entrada de empréstimos ou investimentos estrangeiros, que compõem a chamada conta de capital do balanço de pagamentos.
Se a conta de capital não for suficiente, o país precisa usar suas reservas internacionais para fechar o balanço de pagamentos.

Texto Anterior: Cacife é a volta do capital financeiro
Próximo Texto: Roubo de carro cai e não barateia seguro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.