São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

não custa dar uma mãozinha

MARISA ADÁN GIL

Nada denuncia mais a idade do que mãos maltratadas. Manchas escuras, flacidez e pele ressecada são consequência de anos de descaso. Cuidados como o uso diário de filtro solar e do sabonete certo podem evitar que as mãos envelheçam mais rápido que o rosto. Mas quem já tem as tais manchinhas não precisa arrancar os cabelos. Há opções de tratamento, com boas chances de recuperação.

A s melanoses solares -manchas que atacam as mãos- não estão diretamente relacionadas à idade. Correspondem, sim, ao tempo em que a pele ficou exposta aos raios solares. Podem virar problema grave, evoluindo para querastoses (manchas ásperas) e câncer de pele.
O tratamento passa por: "destruição" da pele danificada, criação de uma crosta e substituição por uma "pele nova". Pode ser feito com aplicações de nitrogênio líquido (em spray), neve carbônica (em bastão), ácido tricloracético (quimio-cauterização) ou combinações de ácidos.
Mais opções: o "ultra pulse laser", com feixes que removem camadas de pele; e a cauterização com bisturi elétrico. São poucas seções, com recuperação em 20 dias.
M.A.D.

MÃOS DE FADA
1. use filtro solar
2. use sabonete neutro
3. não tire a cutícula
fontes: Luciana Scattone, Otávio Roberti Macedo e Denise Steiner/dermatologistas

Texto Anterior: unidos, venceremos
Próximo Texto: vestindo a camisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.