São Paulo, segunda-feira, 5 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONHEÇA A SITUAÇÃO DO BANESPA E AS OPÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

SITUAÇÃO ATUAL
1) O Banespa está sob intervenção do BC desde dezembro do ano passado. Sem o socorro financeiro do BC, o banco não tem condições de voltar a operar.
2) O governo paulista deve R$ 12 bilhões ao banco, e não tem condições de pagar a dívida. Esta é a principal razão da intervenção do BC no Banespa.
3) Sem receber do Estado, o Banespa está tecnicamente quebrado. BC e Covas negociam forma para viabilizar o pagamento da dívida.

O QUE COVAS QUER
1) O primeiro passo é uma solução para a dívida do Estado junto ao Banespa. Depois, discute-se a possibilidade de privatização.
2) Operação financeira envolvendo os títulos da dívida externa em poder do Banco do Brasil permitiria ao Estado pagar metade da dívida a juros baixos e prazos longos.
3) Governo estadual manteria em seu poder 50% das ações do Banespa mais uma ação (permanecendo com acionista majoritário)` setor privado, 30%` e fundo de pensão dos funcionários, 20%.

O QUE O BC QUER
1) Primeiro assegurar a privatização do Banespa` depois acertar a solução para a dívida do Estado junto ao banco.
2) Composição acionária do Banespa proposta por Covas pode ser aceita como uma primeira etapa, mas o Estado venderia o controle do banco depois.
3) Solução para a dívida combinará captação de recursos externos, venda de imóveis e de ações de estatais paulistas.

Texto Anterior: Para o BC, privatização é 'inegociável'
Próximo Texto: Despesas de Fleury superam rendimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.