São Paulo, segunda-feira, 5 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvia prende nacionalista

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo da Iugoslávia prendeu o líder nacionalista Vojislav Seselj, dirigente do Partido Radical Sérvio (PRS).
Ele foi detido depois de confrontos entre a polícia e membros do partido em Gnjilane, sul do país, na província dde Kossovo (de maioria albanesa).
A atual Iugoslávia é integrada por Sérvia e Montenegro.
Seselj tem criticado o presidente do país, Slobodan Milosevic, por dar apoio a um plano de paz na Bósnia e impor sanções a líderes sérvios da Bósnia.
A exemplo dos sérvios da Bósnia , os nacionalistas do PRS querem a criação de uma "Grande Sérvia", integrando todas as partes da antiga Iugoslávia onde há sérvios, o que incluiria também boa parte da Bósnia.
Ontem ele foi ouvido por um tribunal e pode ser condenado a dois meses de prisão, segundo o secretário-geral do partido, Aleksandar Vucic
Outros quatro deputados do pártido podem ser condenados a penas entre 10 e 30 dias de prisão, acusados pelo governo de pertubar a ordem pública.
O PRS considera o presidente Milosevic como um traidor e protesta contra a suspensão da imunidade parlamentar de deputados do partido, que considera ilegal.

Texto Anterior: Rebeldes condicionam libertação de reféns
Próximo Texto: Russos dizem ter capturado reduto rebelde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.