São Paulo, segunda-feira, 5 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Russos dizem ter capturado reduto rebelde

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Autoridades militares russas afirmam ter tomado o reduto rebelde tchetcheno de Vedeno (40 km ao norte da capital Grozni). A vila é o maior reduto das tropas do líder separatista, Djokar Dudaiev.
Os separatistas negam que a cidade tenha sido capturada pelas tropas russas. Um porta-voz dos separatistas informou que a ofensiva foi infrutífera.
Em declaração `a agência de notícias ``Interfax", o porta-voz tchetcheno disse que ``a conquista, como relatam os russos, é geograficamente impossível".
O governo russo afirmou que Vedeno foi capturada à noite. A ``Interfax" divulgou comunicado do general Anatoly Kulikov informando que os russos usaram artilharia e helicópteros no ataque.
``Usamos caminhos que ninguém esperava que usássemos. Vedeno foi tomada sem resistência ou derramamento de sangue".
Tropas russas e separatistas afirmam que os combates continuam em regiões próximas a Vedeno, como em Serzhen-Yurt (norte de Vedeno) e Agishty (oeste).
Segundo a agência ``Tass", a Rússia teria capturado um tanque e 11 carros, além de armas em Vedeno. Porta-voz do Ministério da Defesa russa disse que Dudaiev perdeu 300 homens enquanto os russos tiveram sete baixas.

Texto Anterior: Sérvia prende nacionalista
Próximo Texto: Polícia chinesa evita protesto em Tiananmen
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.