São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Genoino leva a presidente do STF emenda propondo controle externo

OLÍMPIO CRUZ NETO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado José Genoino (PT-SP) disse ontem que a proposta de emenda do controle externo do Judiciário, apresentada por ele, na semana passada, à Câmara, está aberta a sugestões de parlamentares e juízes.
``Minha emenda é um instrumento para o debate com a sociedade", afirmou Genoino, após encontro com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Sepúlveda Pertence, quando entregou formalmente a proposta.
O controle externo compreende a criação de um órgão, sob o controle da sociedade civil, para acompanhar a eficiência do trabalho do Judiciário. Esse órgão não interferiria na decisão dos juízes.
``Não existe nada intocável na Constituição, com exceção dos direitos individuais e do sistema democrático", disse Genoino, que conseguiu a assinatura de 276 dos 513 deputados federais.
Pela proposta do petista, o controle do Judiciário seria exercido por um conselho federal e 27 conselhos estaduais, que avaliariam o desempenho administrativo e financeiro dos tribunais.
O Conselho Federal de Justiça seria formado por cinco ministros eleitos pelos tribunais superiores, um procurador da República, um advogado indicado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e três cidadãos eleitos pelo Congresso, sendo vedada a indicação de parlamentares.
Segundo o deputado, o primeiro teste da emenda vai ocorrer na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, quando será apreciada a sua admissibilidade (autorização para tramitação no Congresso).
Genoino garantiu que a proposta não fere o princípio da autonomia dos três Poderes. ``Ninguém está propondo o controle das decisões dos juízes", esclareceu.
Na semana passada, Pertence havia elogiado a iniciativa de Genoino, mas alertou a existência de cláusula intocável da Constituição, que garante a independência dos Poderes.

Texto Anterior: Vale vira moeda de troca em reformas
Próximo Texto: Relator não quer divulgação dos nomes dos doadores de recursos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.