São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruralistas já aceitam corrigir as dívidas pela TJLP com redutor

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A bancada ruralista (parlamentares que representam o setor agrícola) recuou e aceita pagar dívidas passadas com correção pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) com redutor de 10%.
Ontem, durante mais uma rodada de negociações com a equipe econômica, os ruralistas abriram mão de pagar as dívidas antigas tendo como indexador a TJLP e um redutor de 20%.
A TJLP teve uma rendimento de 24% no primeiro trimestre deste ano. Conforme esta regra, eles pagariam uma TJLP de 19,2%. Agora, aceitam pagar 21,6%.
O presidente Fernando Henrique Cardoso deverá ser o árbitro, hoje, nas negociações entre os ruralistas e as equipes dos Ministérios da Fazenda e da Agricultura. A reunião está marcada para as 11h, no Palácio do Planalto.
O governo entregou ontem aos ruralistas o esboço da MP (medida provisória) que anulará os efeitos da lei que extinguiu a TR (Taxa Referencial de juros) como indexador do crédito agrícola. Os financiamentos rurais do BB serão reabertos após aprovação da MP.
Em votação na madrugada de 6 de abril, a bancada modificou a lei e fixou o preço mínimo -valor garantido pelo governo para compra da produção- como indexador dos financiamentos agrícolas. Os preços mínimos estão congelados desde 1º de julho de 1994.

Texto Anterior: Reação no Congresso é avaliada
Próximo Texto: Sem-terra fazem manifestações pelo país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.