São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mata tem 3% da área original

SILVIA QUEVEDO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

A Mata Atlântica possui hoje apenas 3% de sua área original, que cobria 85 milhões de hectares, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, segundo a Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina).
O que há de Mata Atlântica hoje no país equivale ao território de Sergipe junto com a área do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT).
Considerada área de preservação permanente por lei, a Mata Atlântica que há em Santa Catarina (7.160 km2 dos 29 mil km2 originais) representa 28% do que resta da floresta em todo o país.
Para o diretor-geral da Fatma, Vladimir Ortiz, 48, a queimada no Morro do Spitzkopf ``é de um prejuízo incalculável". ``Um ato impensado, como jogar fora a ponta de um cigarro, está destruindo um patrimônio construído em centenas de anos pela natureza", afirmou.
Segundo ele, a erosão do solo será o principal problema causado pelo fogo. Animais em extinção, como a jaguatirica e a onça pintada, o maior felino da América Latina, terão o espaço restringido porque, por mais que se recomponha, a mata queimada nunca mais será como a original.
(SQ)

Texto Anterior: Incêndio ameaça reserva em SC
Próximo Texto: Campos volta a ter temperatura negativa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.