São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Importador antecipa dólar

FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns dos principais bancos e corretoras de câmbio do país detectaram ontem forte movimento de empresas importadoras procurando antecipar o pagamento de suas compras externas.
O movimento ocorreu diante do temor de alguns setores -principalmente de montadoras de veículos e de empresas do setor têxtil- de que o governo estabeleça cotas ou restrições maiores (via aumento de alíquotas) às importações.
Há também a expectativa de que o governo valorize o dólar para limitar as importações (o dólar mais caro encarece os importados) e estimular exportações.
A estratégia das empresas é antecipar 20% do pagamento das importações já contratadas -aproveitando o dólar baixo. Os 20% são o limite máximo de antecipação possível antes do embarque da mercadoria no exterior.
Nos casos onde a mercadoria já foi embarcada, as empresas trataram de liquidar o pagamento.
Este movimento de maior procura por dólares para antecipar o pagamento das importações ajudou a elevar a cotação do dólar no mercado ontem até o limite de R$ 0,910 para a venda (contra R$ 0,905 no dia anterior).

Texto Anterior: Montadoras batem recordes
Próximo Texto: MP sobre cotas sai amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.