São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três comédias dominam o dia

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

O que intriga, em boa parte da produção de Woody Allen, é a maneira como o cineasta se retrai diante da comédia, como se gênero -que é o seu gênero- o envergonhasse. Por isso fica até difícil achar uma classificação para ``A Era do Rádio" (Globo, 0h).
O início vale todo o filme, e dá para se rir a valer. A seguir, no entanto, é como se Allen precisasse se desculpar por ser engraçado. E os dias do rádio acabam sendo evocados com mais nostalgia do que outra coisa.
Não é bem a crítica da idéia de gênero, assim como a ausência de evolução dramática não deve ser creditada a uma opção pela não-linearidade: a coisa não funciona.
Para terminar um dia de comédias, vale a pena dar uma olhada em ``Ainda Agarro Esta Vizinha" (Bandeirantes, 21h30). Pedro Rovai, que deu impulso ao tipo de humor que ficou conhecido como pornochanchada (com ``A Viúva Virgem", de 72).
Aqui, Rovai encosta um pouco a grossura sem fim do seu trabalho anterior, investe na comédia de costumes, trabalha muito bem o personagem de Adriana Prieto, e se sai com um filme memorável em vários momentos.
São três tipos de comédia, as que vão ao ar hoje, e todas dignas de atenção, embora em muitos momentos suas fragilidades venham a estar expostas.
(IA)

Texto Anterior: Boy Jorge tá com cara de torta de amora!
Próximo Texto: Boy George faz último show hoje em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.