São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coletânea une blues à lisergia

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O selo brasileiro Movieplay está lançando no mercado coletânea de um extrato dos ``vários" anos 60 hoje reeditados -justamente aquela época, entre 67 e 69, em que a lisergia tentava se afirmar pelo atalho dos blues.
Um desses extratos, brilhante deveras, é ``In the Grooves", coletânea de 12 faixas estrelando ninguém menos que os guitarristas Jimi Hendrix, Jimmy Page, Mike Bloomfield, Albert Lee, Eric Clapton e Mick Green.
O disco está direcionado não só aos fãs dos blues, como também aos que gostam do jazz apimentado por guitarras -como Miles Davis lançou, a partir da obra ``The Man with the Horn".
Jimmy Page aparece na coletânea interpretando os blues ``Dixie Fried" e ``Burn Up" -em uma época em que o fundador do Led Zeppelin apenas era conhecido como o mais famoso guitarrista de ``jingles" da Grã-Bretanha. Detalhe: no baixo figura um então músico de orquestra, chamado John Paul Jones.
Eric Clapton aparece com os Yardbirds, Jimi Hendrix canta ``Voice in the Wind" e ``Good Times". Nesse ponto o ouvinte já começa a ter uma impressão bem curiosa: mais de 70% dos timbres de guitarra, hoje reapresentados como novidade, surgiram dessas primeiras misturas de efeitos lisérgicos com o blues.
Para quem gosta da banda inglesa Fleetwood Mac, o selo Movieplay traz uma peça arqueológica. Trata-se de uma apresentação gravada ao vivo, em abril de 1968, na Escola Politécnica de Londres.
Ao contrário da melosidade pela qual a banda enveredaria, o CD traz um Fleetwood Mac vulcânico, atrabiliário. Era a guitarra de Peter Green, despejando lava pura.
Green, sucessor de Eric Clapton na banda John Mayall Bluesbakers, envereda pelo jazz e dá um pouco das pitadas que, acredite, influenciariam até o mestre da guitarra John McLaughlin.

Texto Anterior: Monkees evocam ilusão e inocência dos anos 60
Próximo Texto: Celly foi mãe e pai do rock
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.