São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pinacoteca negocia a permanência de uma escultura em São Paulo

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das obras do escultor Auguste Rodin (1840-1917) em exposição no Brasil pode ficar em São Paulo.
O Museu Rodin, em Paris, está negociando ``O Repouso do Gênio Eterno" com a direção da Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde a exposição está sendo montada.
``Nós ficaríamos muito felizes se um exemplar ficasse aqui como testemunha da exposição", afirma Jacques Vilain, 48, diretor do Museu Rodin.
Aspectos monetários são um tabu para o diretor do museu, que se recusa a falar de cifras.
``Não me peça para falar de dinheiro, eu não posso", suplica Vilain.
A Folha apurou que a obra, feita em 1890, está avaliada em 2,5 milhões de francos franceses (cerca de R$ 455 mil), o equivalente a 10 carros ômega GLS 4.1.
O diretor do Museu Rodin explica que o critério de vendas não é puramente comercial e que é mais difícil que uma transação seja feita com museus de países ou cidades que já tenham várias esculturas de Rodin.
O diretor da Pinacoteca, Emanuel Araújo, 54, está procurando patrocinadores que queiram ajudar o museu a adquirir a obra.
Por enquanto, Araújo já sonha com o local onde a escultura ficaria exposta: no novo pátio de entrada, no hall dos elevadores.
Se a negociação se concretizar, é lá que os frequentadores da Pinacoteca poderão admirar os dois metros e 500 quilos de bronze de ``O Repouso do Gênio Eterno". ``É um Rodin monumental", ressalta Vilain.
A peça não participou da exposição no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio. Durante esse período, ela ficou a um quilômetro do museu, em exibição na sede da Petrobrás.
Por problemas de transporte e seguro, a obra ainda não havia saído do Rio até ontem de manhã para participar da exposição Rodin em São Paulo.

Texto Anterior: Novo diretor do Municipal quer montar "Fosca" no ano que vem
Próximo Texto: Esculturas podem ter até 12 originais por lei
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.