São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
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Esculturas podem ter até 12 originais por lei

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Se ``O Gênio do Repouso Eterno" ficar no Brasil, será o original de número 11.
Explica-se. É que, pela lei francesa, cada escultura em bronze pode ter uma série de 12 originais -todos valendo exatamente a mesma coisa.
É por isso que há diversas esculturas de ``O Pensador" espalhadas pelo mundo. Uma, por exemplo, no Museu Rodin, em Paris, outra na Universidade de Stanford, nos EUA, e por aí vai. ``O Pensador", contudo, é anterior à lei. E pode ter 18 originais.
Algumas das peças do escultor ainda não tiveram o limite de 12 originais completo.
É o caso da sua obra mais grandiosa: ``A Porta do Inferno", que só teve sete exemplares. Ainda podem ser feitas cinco réplicas originais.
O controle e direito sobre essas obras foi legado pelo próprio Auguste Rodin ao Museu Rodin.
``Só o Museu tem o direito de fazer essas cópias", diz Jacques Vilain, diretor do Museu Rodin.
Ele explica que o escultor só deixou direito de tiragem sobre o gesso. O que é um problema, pois, para fazer o molde de algumas obras, seria preciso cortar o gesso. O que, obviamente, o Museu se recusa a fazer.
O museu tem cerca de 7 mil gessos. ``Consideramos esse acervo ultra-precioso e não emprestamos", afirma Vilain.
``Rodin não era um escultor no sentido tradicional do termo. Ele não esculpia o mármore, por exemplo. Ele fazia suas esculturas modelando a argila e o gesso. Uma vez que essa etapa era terminada, ele passava para outra inspiração, deixando a conclusão da obra a cargo de seus alunos", explica Vilain.
Ele ressalta que, mesmo sem colocar a mão na massa no processo final, Rodin supervisionava tudo.
(LAR)

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