São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC é contra que o IPMF financie saúde

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que é contra a utilização do IPMF (imposto sobre o cheque) para o financiamento da saúde. Ele contraria assim o ministro da Saúde, Adib Jatene, que faz pressão para que o Congresso restitua o tributo para financiar o setor.
FHC disse que uma ``forma inteligente" de se utilizar os recursos que venham a ser obtidos, caso volte a se cobrar o IPMF, é abater com ele a dívida pública e, assim, tornar os juros menores.
Segundo Arouca, o presidente disse que o IPMF tem ``efeito cascata"' (é cobrado sobre várias operações financeiras sucessivas), a sociedade não o aceita bem, além de ter aprovação difícil no Congresso e ser inflacionário.
A comissão da Câmara afirma que os recursos do tesouro destinados ao setor acabam em setembro -faltará US$ 1,8 bilhão para o pagamento de todo o SUS (Sistema Único de Saúde) até o final do ano.

Texto Anterior: Comissão do Senado aprova emenda do gás; plenário vota na próxima 4ª
Próximo Texto: Ministro da Educação deve deixar hoje a UTI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.