São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trinetos de Tiradentes ganham pensão

CM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Quatro trinetos de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792), recebem uma pensão especial vitalícia de dois salários mínimos mensais pelo parentesco longínquo com o mártir da Inconfidência Mineira.
Como eles, outros 880 brasileiros parentes de celebridades ou considerados merecedores receberam a ``graça" da pensão - justamente chamada de ``graciosa", e concedida pelo Executivo através de lei aprovada pelo Congresso.
O benefício, apesar de praticado regularmente, é tido como inconstitucional -feriria o princípio da igualdade, a partir do qual não se poderia criar leis para beneficiar alguém.
A lista de ``graciosos" inclui os filhos dos ex-combatentes brasileiros na Itália durante a Segunda Guerra, os chamados ``pracinhas" da FEB (Força Expedicionária Brasileira).
Também ganham pensão ``graciosa" as viúvas de ex-presidentes da República. Recebiam pensões ainda o ator Grande Otelo, a viúva do poeta Carlos Drummond de Andrade, Dolores Drummond, e o editor de livros José Olympio, todos já mortos.
O filho de José Olympio (fundador da José Olympio Editora), o também editor Geraldo Jordão, disse que o pai passava dificuldades financeiras quando conseguiu a pensão através do então senador Luiz Viana Filho.
``Ele estava doente e tinha perdido a editora, não foi de modo algum um privilégio. Era o mínimo que a sociedade podia dar a um homem que dedicou a vida à cultura", disse Jordão.
Outros casos são menos polêmicos, como a pensão paga à viúva do ex-ministro da Reforma Agrária, Marcos Freire, morto em um acidente de avião em uma viagem de trabalho, em 1987.
A rigor, no entanto, basta que a pessoa consiga ter algum acesso a políticos para ter seu nome incluído na lista.
Tramita no Senado, por exemplo, um projeto para dar pensão às netas do jurista cearense Clóvis Bevilacqua, morto em 1944.
O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) apresentou o projeto a pedido do vice-presidente Marco Maciel, que já tinha apresentado a mesma proposta quando senador e, finda a legislatura, foi arquivada.
Alcântara não conhece as duas netas de Bevilacqua, que seriam idosas e estariam passando necessidades. Elas não foram localizadas pela reportagem da Folha.
``Eu apresentei apenas porque o Marco me pediu", disse Alcântara, que desconhecia também ser o projeto duplamente inconstitucional.

Texto Anterior: Filhas de militares têm ganho vitalício
Próximo Texto: Neta de militar não casa para ter benefício
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.