São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

já está chegando o alquimista

MARISA ADÁN GIL

Jasmins do Egito, canela do Ceilão, rosas da Turquia. Flores, frutos e vegetais de origens distantes são matéria-prima para Nicolas de Barry, 47, criar erfumes. Cobra dez mil dólares de qualquer um que queira ter o seu aroma particular. Só trabalha com essências naturais.
Até o final do ano passado, porém, Nicolas brincava com essências apenas nas horas vagas.
Trocou a carreira de escritor pelas ervas, Paris por São Paulo. Ainda este ano abre um ateliê aromático na cidade. "Será uma loja fechada, onde o cliente escolherá um dos perfumes originais do nosso `cardápio'."
No mês passado, lançou seu primeiro perfume em grande escala, para Alexandre Herchcovitch. "Não é masculino nem feminino", diz Nicolas, que dá o mapa da mina: uma combinação de cedro, "grapefruit", tangerina, Ylang-Ylang (flor do Pacífico) e almíscar.
"As grandes indústrias trabalham com material sintético, porque o natural é muito caro. Quem faz em casa faz melhor."
M.A.D.

FICHA
quanto custa: encomendar seu perfume particular -U$ 10 mil; comprar essência para fazer perfume em casa: U$ 200 (preço aproximado de dez gramas de essência de jasmim egípcia); perfume Alexandre Herchcovitch: R$ 50 (Phabrica, 852-8070).

Texto Anterior: jogo de dados
Próximo Texto: a joalheira que lapida o tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.