São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

a nova cartilha sobre a TPM

SÉRGIO DÁVILA

De cada dez mulheres, cinco têm TPM (tensão pré-menstrual). Tratamentos ortodoxos caem em desuso. Surge uma visão mais globalizante do problema.
causas
A cada dia, muda a taxa de hormônios na mulher. Isso fica mais visível cerca de dez dias antes da menstruação e exige preparação orgânica e psicológica.
Organicamente, a TPM ocorre com mais frequência em corpos malnutridos ou com má-formação.
Psicologicamente, depende do caráter da mulher. Se mais flexível, mais difícil ter TPM e vice-versa. O que pega é a relação da pessoa com sua condição feminina, diz a nova cartilha. Quem aceita e gosta de ser mulher seria menos propensa.
sintomas
Existe um conjunto mínimo, estatisticamente mais frequente, que inclui irritabilidade, menor tolerância à frustração e aumento do volume e da sensibilidade dos seios, causado por uma retenção maior de água no organismo (edema).
tratamento
Para prevenir a TPM, é preciso que o organismo esteja bem nutrido de vitaminas (A, B e E).
E que a mulher aceite a condição feminina, sem conflitos de personalidade (mesmo que para isso precise de ajuda psicológica).
S.D.

fonte: José Carlos Riechelmann, médico ginecologista e sexologista

Texto Anterior: "o melhor é não ter destino"
Próximo Texto: carneiro ainda é novidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.