São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
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ritmo mescla funk e música "grudenta"

Latino sem preconceito

Pergunte a um norte-americano o que é "funk melody e ele dirá que tal coisa não existe. O termo foi inventado por DJs brasileiros para denominar a combinação entre batida funkeada e música romântica. Ao pé da letra, "melodia funk é uma contradição. O funk -arquitetado no final dos anos 60 por gente como James Brown e Booker T. and The MG's- nada mais é do que soul (pop negro dançante) despido de melodia e reduzido ao seu esqueleto básico: o ritmo.
Dos 60 para cá, porém, o funk cresceu e se multiplicou. Nos anos 70, gerou a "disco e o rap, movimento que mudou definitivamente a cara do pop. Hoje, funk e rap ocupam os primeiros postos da parada dos EUA -com ou sem melodia.
No Brasil, o Rio sempre foi a terra do funk. Nos anos 70, grandes bailes soul/funk animavam a cidade. A partir dos 80, o funk se instalou nos bairros pobres cariocas. Até o ano passado, bailes funks eram associados à violência, guerras de gangues e tráfico de drogas.
Hoje, é possível dançar funk sem susto em locais como a Circus, em São Conrado. Espertos, os DJs perceberam o movimento em direção à zona sul e engendraram um novo tipo de funk, mais acessível e meloso. Segundo Marlboro, a pioneira seria "Melô da Mulher Feia, de Abdullah, lançada em 89. Para Latino, o marco foi "Vem Amor, que ele lançou em 93. O rótulo abriga hoje gente como Copacabana Beat, You Can Dance e Cinema Mudo -todos contratados pela empresa de DJ Marlboro.

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