São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Japoneses reverenciam seus produtos
NELSON BLECHER
Nove entre dez japoneses consideram que eletrônicos e eletrodomésticos nacionais são melhores que os importados. Em proporção um pouco menor, essa opinião é sustentada em relação a cinco outros itens de consumo. A maioria dos alemães acredita que seu país produz eletrodomésticos, produtos farmacêuticos e automóveis de melhor qualidade. Mas poucos (19%) se pronunciam da mesma forma sobre computadores ou eletrônicos (32%). ``No Japão existe um envolvimento profundo dos cidadãos com seu país e com seus produtos", diz Josep-Francesc Valls. Autor de ``A Imagem de Marca dos Países", inédito no Brasil, Valls sugere que tal envolvimento transforma os japoneses em porta-vozes de sua indústria. Símbolos nacionais como o sol e o monte Fuji frequentemente aparecem em anúncios nipônicos. Nenhum país jamais conseguiu criar marca corporativa com tamanho impacto, diz Valls. (NB) Texto Anterior: Como ser a maior cadeia mundial só com 27 hotéis Próximo Texto: Crescem os investimentos em jornal Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |