São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japoneses reverenciam seus produtos

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Japoneses demonstram um grau de confiança nos produtos nacionais muito superior ao de consumidores de outros países, revela pesquisa do Instituto Gallup e da agência Bozell Worldwide conduzida em 17 países.
Nove entre dez japoneses consideram que eletrônicos e eletrodomésticos nacionais são melhores que os importados. Em proporção um pouco menor, essa opinião é sustentada em relação a cinco outros itens de consumo.
A maioria dos alemães acredita que seu país produz eletrodomésticos, produtos farmacêuticos e automóveis de melhor qualidade. Mas poucos (19%) se pronunciam da mesma forma sobre computadores ou eletrônicos (32%).
``No Japão existe um envolvimento profundo dos cidadãos com seu país e com seus produtos", diz Josep-Francesc Valls.
Autor de ``A Imagem de Marca dos Países", inédito no Brasil, Valls sugere que tal envolvimento transforma os japoneses em porta-vozes de sua indústria.
Símbolos nacionais como o sol e o monte Fuji frequentemente aparecem em anúncios nipônicos. Nenhum país jamais conseguiu criar marca corporativa com tamanho impacto, diz Valls.
(NB)

Texto Anterior: Como ser a maior cadeia mundial só com 27 hotéis
Próximo Texto: Crescem os investimentos em jornal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.